sexta-feira, 15 de março de 2013

FROM THE HEART: Red Hot Chili Peppers - "Freaky Styley" (1985)




Já tratei aqui de algumas bandas, com discos referenciais, que ousaram na junção do funk com o heavy/rock oitentista. No campo do Hard Rock, por exemplo, Living Colour e Extreme executaram (e executam) um som único e variado, a partir da técnica e das ecléticas influências de seus membros, o que trouxe muita riqueza para o estilo.


Certamente, é também o caso do Red Hot Chili Peppers. Neste caso, a banda tem a cara dos anos 90, e tenho o maior respeito por clássicos do porte de "Mother's Milk" (1989), "Blood Sugar Sex Magik" (1991), e até mesmo o já louvado "Californication" (1999). Ao longo dos anos 2000 a banda também não decepcionou, e em 2011 lançou o ótimo "I'm With You", que foi um tanto injustiçado pelos fãs.


Mas volto aqui ao passado remoto da banda, que revelava um Red Hot mais direto e descompromissado, sem perder em empolgação e diversidade. Em especial o flerte com o funk, que neste disco em especial vai além da mera influência. Fato notável: a obra é produzida por ninguém menos que o mestre GEORGE CLINTON (Parliament / Funkadelic).


Talvez seja, dessa fase oitentista, o disco mais famoso - embora, ainda assim, obscuro em face do estrondoso sucesso posterior do grupo. Assim como clássicos "Vivid" (Living Colour) ou "Pornograffitti" (Extreme), o disco já chama a atenção desde a insana capa. A partir dela, todo o tempero musical de uma banda com uma proposta que se revelou diferenciada, técnica e bastante empolgante - lembrando das figuras únicas de Anthony Kiedis e do caricato baixista Flea, que ainda contavam à época com as guitarras do falecido Hillel Slovak.

As letras de "Freaky Styley" são ácidas, e acompanham a proposta do disco, incluindo covers do estilo funk/rock, latente por todo o álbum e por toda a carreira do RHCP.



Difícil apontar, mas para este blog seria o melhor disco do Red Hot. Sendo ou não, no mínimo é uma obra que rompe com o habitual e, além, até pela época, se trata de um marco do Rock'n Roll! A partir dali a banda cresceria, alcançaria o mainstream, sem perder sua identidade e irreverência. Muito embora, até ganhando em certa sofisticação, não tenham lançado nada tão potente, do começo ao fim, como "Freaky Styley".


Disco do coração, com certeza!



Red Hot Chili Peppers - "Freaky Styley" (1985)






Nenhum comentário:

Postar um comentário