domingo, 31 de março de 2013

LEPROUS





Comentei algumas vezes neste blog acerca daquele modo mais refinado e sofisticado de se encarar o Prog Metal, o que parece trazer um maior conteúdo à sonoridade desenvolvida. Especulei, também, acerca das influências deste direcionamento, que pode beber em diversas fontes, flertando com o Melodic Rock/AOR, com o prog rock, ou mesmo aquele rock mais alternativo, teatral e cheio de recursos, que se convencionou chamar de "art rock" (que, em muito, é o progressivo com outro nome).


Desde o início, podíamos apontar que este era o caminho dos instigantes noruegueses do Leprous. Como sempre é dito por aqui, quando a gama de influências é muito ampla, e não se consegue, de imediato, apontar as referências de uma certa banda, certamente isso indica que algo inovador e de personalidade eles fazem.


Não é diferente neste caso. As construções musicais não são nada óbvias, o grupo apresenta boa desenvoltura indo do calmo e acústico ao agressivo e extremado, de modo coeso e empolgante. Alternam as vozes também, trazendo variedade para o som em diversas modalidades, e jogando bem com os recursos que apresentam.


A banda ainda peca um pouco por apresentar alguns "clichês" do chamado "prog metal", mas em nenhum momento deixam a peteca cair. A maior prova disso, até o momento, foi o (até aclamado, com justiça) disco de 2011, o ótimo "Bilateral". A banda parece ter aparecido de vez no "mapa" da cena metálica mundial.


Se seguirem um caminho criativo e original, como esse que prometem seguir com base em seus dois primeiros lançamentos, sem redundar em "fórmulas", merecem cada vez mais destaque e uma trajetória de sucesso nessa nova vanguarda da música pesada.


Por ora, possuem a total admiração deste blog.



http://www.leprous.net/

http://en.wikipedia.org/wiki/Leprous




Nenhum comentário:

Postar um comentário