sexta-feira, 29 de março de 2013

SECRET CHIEFS 3





Para explicar o que é uma das bandas mais criativas da atualidade, devemos fazer referência à figura de seu líder, o genial Trey Spruance. E para (tentar) explicar quem é este inquieto multi-instrumentista, talvez a melhor forma seja, de imediato, fazer menção a seu currículo, que abrange a vanguarda experimental da música pesada, tendo tocado com o MR. BUNGLE (membro fundador), FAITH NO MORE (do "King For A Day...") e sido o 'Neck Head' do incrível FAXED HEAD - banda magistral dos porões do underground metálico noventista.


Com essa "singela" apresentação, vamos aos 'chefes secretos' de Trey. Basicamente, a maioria dos nomes ligados à vanguarda do heavy metal caminha lado a lado com o Secret Chiefs, ou se revela nas bandas e projetos paralelos de seus diversos membros e convidados. Logo, o aviso é: quer novidade no mundo do rock/metal mundial? "Estude" o Secret Chiefs 3 a fundo!


Quanto ao som em si, sempre há uma dificuldade incrível de se apontar as influências das bandas que aqui mostramos, pois se a ideia é mostrar quem anda fazendo um som de personalidade e criatividade únicas, não dá, por óbvio, para se dizer que efetivamente se parecem com algo. No caso dos SC3, poderíamos buscar usar as referências já apontadas... Mr. Bungle (do qual surgiu), Faith No More... algo dos mirabolantes Sleepytime Gorilla Museum, ou do Shining, bandas que trazem explicitamente o jazz para o heavy... mas são só palpites por alto, o esquema é escutar o que Trey e sua turma oferecem a cada obra que ousam lançar.


Também se destaca a proximidade com o surf rock, além da world music, a música étnica, e estilos como o klezmer judeu. De imediato, pensa-se em JOHN ZORN, fonte óbvia de inspiração, sendo que Trey já tocou com o mestre, além de terem dedicado um disco a revisar "The Book Of Angels" (peça do Masada, de Zorn).


Ao vivo, o grupo ganha ainda mais na intensidade das performances, o que é fundamental! A formação que veio ao Brasil em 2012 incluía Trey (guitarra/sax),  Timb Harris (guitarras, violino - Estradasphere),  Toby Driver (baixo - Maudlin Of The Well, Kayo Dot),  Matt Lebofsky (teclados - miRthkon, Faun Fables)  e Ches Smith (bateria - solo, Trevor Dunn, Moe! Staiano, Aaron Novik, Marc Ribot).

Levando em conta os currículos individuais e bandas conexas envolvidas, é uma senhora seleção, conforme já dito, da vanguarda do rock moderno.


O SC3 representa tudo o que este blog deseja na música atual. Especialmente na música pesada.



http://www.secretchiefs3.com/

http://www.webofmimicry.com/

http://en.wikipedia.org/wiki/Secret_Chiefs_3




Nenhum comentário:

Postar um comentário