sexta-feira, 12 de abril de 2013

REFERÊNCIA: Mike Portnoy

Michael Stephen Portnoy
20/04/1967
Long Beach, NY (EUA)




MIKE PORTNOY é conhecido como o eterno baterista e fundador da referência do Prog Metal, DREAM THEATER. Infelizmente, a banda que o projetou possui duas facetas bastantes distintas: uma base sólida de fãs (muitos até radicais) que os elevam a nível de deuses;  e, do outro lado, os que a abominam sob o fraco argumento (falácia, na verdade) de se tratar de uma banda que sempre se preocupou demasiadamente com o lado técnico das composições, perdendo em atitude, sensibilidade ou feeling - nada mais INJUSTO, diga-se.


A reverência aqui, no entanto, faz-se mais a PORTNOY que à sua (ex)banda. Porém, torna-se essencial falar dela, vez que sua vitoriosa carreira teve muito a ver com a CRIATIVIDADE de Mike, um cara sempre muito atento à cena musical que o envolve, um ser atualizado, inquieto, produtivo, empolgado com o que faz, e isso é pra lá de louvável - artisticamente, inclusive.




Não, o Dream Theater jamais se resumiu à técnica pura e fria de seus integrantes, embora a qualidade destes esteja acima de qualquer suspeita. Mas qualidade não basta, e nisso concordo com os críticos. O que eles se recusam a ver, entretanto, é que essa qualidade sempre esteve a serviço de um Heavy DIVERSIFICADO, muito intenso e sofisticado, ao longo do tempo, e isso MUITO se deveu à figura de Portnoy.


Explica-se, pois, o fato de a discografia desses americanos abranger desde o épico marco "Images And Words" (1992), passando pelo pesado e surreal "Awake" (1994), o injustamente criticado "Falling Into Infinity" (1997), uma obra conceitual e bombástica do porte de "Metropolis pt. II - Scenes From A Memory" (1999), um disco essencialmente ligado ao progressive rock como "Six Degrees Of Inner Turbulence" (2002), os pesadíssimos e modernos "Train Of Thought" (2003) e "Systematic Chaos" (2007), ou mesmo o atualizado e de veia alternativa "Octavarium" (2005).





Uma banda de múltiplas faces possui uma mente genial orquestrando e direcionando esse ímpeto - e, a despeito da participação e inegável contribuição dos demais membros, fato é que esse "cara" era o Portnoy. Para este blog, explica-se até mesmo o fato de, após sua saída, a banda ter feito um competente disco, "A Dramatic Turn Of Events" (2011), mas LONGE, muito longe de ser INOVADORA em qualquer aspecto. É como que, muito atrelada a uma pretensa "essência", o som perdesse VIDA - tornando-se um clichê, uma cópia de si mesma, o que é triste!






PORTNOY, porém, sempre foi muito ALÉM do Dream Theater (o que, conforme dito, já não era pouco, era "apenas" a vanguarda do Metal moderno). Referência do Prog Rock, elevou as possibilidades do estilo em parcerias conhecidas e vasta discografia ao lado de nomes como NEAL MORSE (Spock's Beard), JOHN ARCH (Fates Warning, Arch/Matheos) e ANDY WEST (Dixie Dregs). As parcerias e colaborações geraram ainda alguns dos mais imponentes e importantes projetos do Heavy Metal mundial, como os indispensáveis e poderosos TRANSATLANTIC e LIQUID TENSION EXPERIMENT, além do fino e empolgante OFFICE OF STRATEGIC INFLUENCE (OSI).


Portnoy também nunca se acanhou de prestar toda a homenagem que seus ídolos merecem, formando poderosas bandas covers, verdadeiras seleções, a exemplo de AMAZING JOURNEY (tributo ao The Who), HAMMER OF THE GODS (tributo ao Led Zeppelin), CYGNUS AND THE SEA MONSTERS (tributo ao Rush), YELLOW MATTER CUSTARD (tributo aos Beatles) - além do recente MORSE PORTNOY AND GEORGE, de variadas homenagens.




Por fim - e rapidamente, pois ainda falaremos muito dessas novas revelações - vale apontar para o que Portnoy faz atualmente, e faz brilhantemente à frente de duas belíssimas bandas. Mais voltada ao progressive rock de outrora, porém soando modernos e dinâmicos como nunca, há o ótimo FLYING COLORS (cujo auto-intitulado debut foi destaque em 2012). E, executando um pesadíssimo e ORIGINAL hard/heavy, ao lado da potente voz do amigo RUSSEL ALLEN (Symphony X, Allen Lande, Atomic Soul, Star One), encontra-se o ADRENALINE MOB - banda que, esperamos, tenha vindo para ficar!



Este é Portnoy, provando, mesmo após sair de sua banda referência, que segue CRIATIVO e alucinado em busca de novas sonoridades, novos desafios - o que seu ex-grupo, infelizmente, não aceitou esperar para ver. Talvez a passagem pelo -  fraco!  - AVENGED SEVENFOLD, ao sair do DT, tenha 'pegado mal', mas a verdade é que, independentemente da banda em questão, o episódio só mostrou como Portnoy procurava por uma banda que respondesse mais à sua empolgação em buscar por um Heavy moderno e dinâmico, talvez o que o Dream Theater o impedisse um pouco de fazer (ou de fazer MAIS e MELHOR).






Felizmente, não fomos privados do infindável TALENTO deste mestre. O Brasil mesmo o vem recebendo de braços abertos, seja tocando com suas bandas e projetos, seja no suporte a bandas como o A7X, G3, Stone Sour ou Fates Warning, para citar algumas dos últimos anos.



Realmente esperamos para que a cena da música pesada, e da música em geral, pague eterno tributo a este gênio moderno, que ainda nos brinda com seus trabalhos, e, felizmente, parece que o fará ainda por muito tempo -  e que seja com crescente ORIGINALIDADE, pois é o que este blog busca, e é o que sempre marcou sua estrondosa carreira!



http://www.mikeportnoy.com/

http://adrenalinemob.com/

http://en.wikipedia.org/wiki/Mike_Portnoy



*PORTNOY, um colecionador obsessivo de discos, FILMES (é um cinéfilo inveterado!) e seus kits:




Nenhum comentário:

Postar um comentário